DESIGN DOS SENTIDOS
- jubrbsa
- 13 de mar. de 2018
- 1 min de leitura
Na grande maioria das vezes os designers atentam a seus projetos muito mais a questões visuais (estéticas) e táteis (funcionais) de um produto, seja ele o que for, tanto material ou imaterial como por exemplo uma cadeira ou um aplicativo deixando de lado a possibilidade de exploração de outros sentidos como o olfato, audição e paladar. O design dos sentidos entre então com essa proposta de explorar os múltiplos universos da percepção humana, criando assim uma experiência rica, imersiva e centrada.
No TEDx abaixo, o designer Jinsop Lee nos ilustra como podemos começar aplicar as 5 sentidos no design e em como eles podem afetar a experiência do usuário.
Um exemplo que achei interessante foi do designer japonês Kenjiro Sanno combinou a experiência de arrancar post-its ao olfato, assim que a pessoa retira um ele emite um cheiro. Dessa maneira, ele combina visão, tato e olfato, repensando a simples experiência de criar notas.

A Sugar Lab é um outro exemplo dessa exploração dos sentidos, a empresa independente em conjunto com a utilização da impressão 3D, cria formas tridimensionais de açúcar.
Um outro que chamou minha atenção foi o projeto desenvolvido pela Volkswagen foi uma iniciativa onde eles afirmam que tudo o que é divertido é mais interessante e uma dessas propostas foi transformar uma escada em um grande piano onde as pessoas pudessem interagir ao subir, combinando assim tato e audição.
Comments